sábado, 3 de maio de 2014

#Somos todos macacos desta raça dita humana?

por Leandro Osório

Foto: Revista Veja | 2013
Desde pequeno somos educados por nossos pais e ensinados sobre o que é certo e errado - pelo menos deveríamos.
Uma pesquisa realizada com crianças (clique aqui e assista) coloca uma questão 'clara' sobre a educação que é enraizada desde o gatinhar mostrando que, até mesmo um vídeo contra o racismo, executa o ato nele próprio. Ou vocês viram alguma criança negra nele?

Uma sequência de atos do mais puro racismo vem sendo divulgado pela mídia deixando ainda mais evidente e complexo o combate contra o pré - conceito racial.
Fatos históricos comprovam que há séculos líderes e movimentos tentam de diversas formas substituir o termo Consciência Negra por Consciência Humana. Assim lutaram Malcom X na defesa dos direitos dos negros nos Estados Unidos e Nelson Mandela na África com o "Apartheid" e Martin Luther King pelos direitos civis (ambos na década de 1960) - enquanto aqui no Brasil, sentíamos o peso da ditadura.

Também li e relembrei da Teoria de Darwin que mostra a "evolução" da "raça humana" através dos primatas, vulgo macacos! - como se através desta pesquisa encontrasse a resposta para ditar o porquê de tantas ações racistas em meio de um mundo quiçá moderno.

 
Foto: Revista Veja | Maio 2014
Ouvi no rádio, assisti na TV e naveguei na internet acompanhando toda a repercussão sobre a reação do jogador Daniel Alves, lateral do Barcelona, que no jogo contra o Villareal (
27/04) sofreu uma agressão racista vinda, mais uma vez das arquibancas, quando uma banana foi jogada em campo contra o jogador. Curiosamente e com uma espetacular reação, Daniel Alves juntou a banana, descascou e a comeu.

Depois disso, nunca se viu, falou, leu, ouviu, postou ou "hashtagueou" tantas vezes o termo "RACISMO". Talvez lá na década de 60!
Rapidamente - e graças à ágil ação das redes sociais - um brado de "Chega de racismo!" atravessou continentes e abriu mais vez os olhos do mundo para esse mal da sociedade.

Em apoio ao colega de time o atacante Neymar lançou a hashtag #SOMOSTODOSMACACOS virando produto comercial e gerando revolta nas redes sociais.
Certa ação abriu os olhos de muita gente, principalmente no Brasil, onde milhares de brasileiros e algumas dezenas de celebridades postaram em seus perfis uma foto empunhando uma banana, inclusive o próprio Neymar.

Celebridades no Brasil e jogadores pelo mundo #SOMOSTODOSMACACOS

Por aqui, mais precisamente na comunidade negra gaúcha, opiniões divergiram e mostraram-se contra o modo de protesto 'comercial' #SOMOSTODOSMACACOS.
Veja alguns depoimentos abaixo:


FERNANDA CARVALHO - Jornalista, blogueira e apresentadora de TV
Já dizia minha vó que muito ajuda quem não atrapalha. Adorei a reação do Daniel Alves, mas essa campanha de "apoio" (?) não me representa!
#SomosTodosMacacosCoisaNenhuma#EuNãoSouMacaca

Lembram das manifestações pelo Brasil ano passado? Lembram que não era só pelos 20 centavos?? Então! Qual a dificuldade de ver o que está por trás de uma banana?!
#NãoÉSóUmaBanana #NãoSomosTodosMacacos #EuNãoSouMacaca

ADRIANO VIARO - Professor de História e pesquisador ativista
#EuNãoSouMacaco
"... - nem eu nem ninguém!"
E a subjetividade disso deve ser analisada sem deixar de contextualizar entre muitas coisas, a capa infame que a Revista Veja apresentou hoje. Lamentável!!!"
CARLOS MACIEL - Gerente Imobiliário
#EuNãoSouMacaco Não concordo com a campanha feita. Sou um homem, um ser humano, um negro. Lutei muito e luto por igualdade, mas não com campanhas e polêmicas em torno disso. Luto por igualdade trabalhando, sendo um cidadão de bem e mostrando a minha capacidade e competência. Independente da minha cor, sofri e sofro preconceitos todos os dias, dos brancos, e também dos negros que me acham metido e arrogante, pois trabalho de terno, gravata e vivo no meio da alta sociedade.

TAINARA CACERES - Estudante de Direito
#EuNãoSouMacaca #MacacoÉTeuPassado
Não gostei da campanha, considero que nos declararmos macacos não vai minimizar nem impedir atitudes racistas como essa.
 
CLARISSA LIMA - Jornalista e aprsentadora 
Bah, não me levem a mal, mas não vou postar fotos comendo banana e dizer "Todos somos macacos", pelo simples fato de que não me considero tal. Sou um ser humano e ponto final. Nem mesmo Darwin e sua questionável teoria da evolução me leva a crer nisso. Se o jogador Daniel comeu a banana em vez de se indignar é problema dele. Essa febre racista de associar negros a macacos eu não engulo! Só mudo de ideia se os jogadores brancos forem chamados de macaco na mesma proporção.

Fortalece o racismo e ainda ganha um bom dinheirinho....a campanha deveria ser #somostodosotarios

Charge da Edição do DRD, quarta-feira, 30/04/2014.


Afinal... que "RAÇA EU E VOCÊ" somos mesmo?!

2 comentários:

  1. https://edsonjnovaes.wordpress.com/2015/03/06/o-bom-moco-do-brasil/

    ResponderExcluir

  2. O BOM MOÇO DO BRASIL. Programada: 03/10/16. Em http://www.cancerianosemlar.com.br/
    Edson Novaes

    ResponderExcluir