domingo, 25 de maio de 2014

Maternidade Depois dos 40

Por Daniela Fernandes

Elas querem garantir uma vida profissional de sucesso antes de pensar em filhos, este é o pensamento da maioria das mulheres que decidem engravidar depois dos 40 anos.

Antigamente as famílias eram formadas muito cedo, a mulher, muitas vezes ainda adolescente cuidava da casa e dos filhos, enquanto o marido saía atrás do sustento. Hoje elas estudam, trabalham e depois de tudo estabilizado elas decidem formar família, com mais maturidade e mais dinheiro no bolso. O que parece ser uma grande vantagem tem seus contras, engravidar depois dos 35 anos já não é tão fácil como aos 20. Dados da SBRA (Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida) mostram que o número de mulheres acima de 40 anos que buscam tratamentos para engravidar dobrou nos últimos anos, segundo a entidade, essa busca está relacionada à nova realidade da mulher, que é bem sucedida, mas que não deixa de realizar o sonho de ser mãe, a taxa de fertilidade começa a cair depois dos 25 anos, aos 40 a dificuldade é bem maior, os óvulos perdem a qualidade, quanto mais perto da menopausa, mais riscos há para a mãe e para o bebê, se a mulher sofre de hipertensão ou diabetes a gravidez pode ser ainda mais complicada. Em contrapartida, alguns estudos comprovam algo que é até óbvio, mulheres mais velhas em geral tem mais sabedoria do que as mais jovens, tomam decisões melhores em relação à  educação e cuidados com os filhos. Psicólogos e especialistas também concordam que pais mais velhos são mais atenciosos que casais mais jovens e tendem a terem filhos mais saudáveis e tranquilos, devido a paciência e cuidados com alimentação.
Relembre algumas famosas, exemplos de maternidade na maturidade:

Carla Marins, gravidou naturalmente e foi mãe de Leon aos 40 anos.
(Foto: Ag News)

Mariah Carey desenvolveu diabetes durante a gestação de gêmeos aos 41 anos.
(Foto: Getty Images)

Carla Burni, casada com o ex-presidente francês Nicolas Sarcozy, teve seu primeiro filho aos 43 anos.
(Foto: Divulgação)

Solange Couto engravidou naturalmente aos 54 anos, quando menos esperava, tendo uma gestação tranquila.
(Foto: Divulgação)
O que se pode dizer, é que seja qual for a idade, a gestação é um momento muito especial na vida de qualquer mulher, um momento único, cheio de expectativas, dúvidas e muito encanto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário