sexta-feira, 2 de maio de 2014

Celebridades aderem a Campanha hashtag Somos todos Macacos


Já estamos em 2014, e o racismo ainda existe entre a sociedade, manifestado em algumas regiões de forma mais discreta e em outra de maneira mais explicita. E nos últimos meses o preconceito racial tem ganhado muito espaço no futebol e consequentemente na mídia. Tudo começou com o jogador com episódio do jogador do club Cruzeiro,  tinga no Peru em seguida casos de racismo ganharam uma grande proporção nos campos de futebol.

Essa repercussão começou a valer mais que assistir uma partida de futebol, pois ganharam as principais capas dos jornais brasileiros e também site americanos com New Yor Times.  E campanhas de conscientização e também parlamentares exigindo por parte da legislação mais rigor na lei do preconceito racial.

Mas casos de preconceito racial, também chamaram a atenção das celebridades em todo o país que resolveram protestar através de suas redes sociais a sua revoltar contra esse tipo de situação. Quem foi o pioneiro da hashtag “somos todos macacos”, foi o jogador Neymar , após o caso de racismo contra o jogador brasileiro Daniel Alves. Neymar postou uma foto segurando uma banana, enquanto o seu filho segurava uma banana e forma de pelúcia.  A legenda da foto era, #somostodosmacacos em diversos idiomas.

E não demorou muito para que o fato ganhasse uma imensa repercussão nas redes sociais e diversos  famosos aderissem a esta campanha. Tais, como a apresentadora Angélica, Ivete Sangalo, Claudia Leite e inclusive a presidente Dilma Rousseff comentou em sua conta no twiiter que relacionou o combate ao racismo no futebol com a Copa do Mundo de 2014.

“Foi lamentável o episódio de racismo contra o jogador Tinga, do Cruzeiro, no jogo de ontem, no Peru”. Ao sair do jogo, Tinga disse que trocaria seus títulos por um mundo com igualdade entre as raças. “Por isso, hoje o Brasil inteiro está #FechadoComOTinga”, escreveu a presidenta em sua conta no Twitter.





E os gaúchos também aderiram a esta campanha e mostraram a sua idi guinação nas redes sociais, como o apresentador do Balanço Geral, Alexandre Mota(foto) e a sua esposa vereadora Séfora Mota.





Texto: Graziella Santos 



Nenhum comentário:

Postar um comentário