sexta-feira, 2 de maio de 2014

O que vale a cor se o ouro está atrás do arco-íris

Foto: Stheve Balbinotti


A foto acima não esta sem foco por acaso, é desfocada como o pensamento das pessoas que se acham superiores por sua cor, opção sexual ou qualquer outra forma de preconceito. As bananas são verdes, como a humanidade que precisa amadurecer suas ideias e rever seus conceitos e isso em pleno ano de 2014. O cachorro é considerado o melhor amigo do homem, talvez por ser irracional e não compreender algumas atitudes humanas, que na verdade são desumanas,como o fato ocorrido com o jogador de futebol Daniel Alves. Um torcedor jogou uma banana em sua direção em um jogo na Espanha e ele teve a grandeza e frieza de comer a banana como forma de protesto.

Recentemente outros casos viraram notícia, como o árbitro de futebol Márcio Chagas da Silva, onde em um jogo no interior do RS foi ofendido e colocaram bananas em seu carro. Mas e os casos que não aparecem na mídia? “Em uma entrevista de emprego disseram que não tinha vaga para gente como eu.” A frase é de Cristian Silva dos Santos, um jovem estudante de 20 anos de Porto Alegre, sobre uma entrevista de emprego da qual participou. “Eu penso que existe uma ideologia onde a superioridade impera a qualquer custo, pessoas assim deveriam ser tratadas, pois possuem um transtorno. Também deveriam ser punidas.’’ Silva questiona sobre o torcedor que jogou a banana em Daniel Alves.

Ainda sobre o caso de Daniel Alves, a auxiliar administrativa Vera Rosa, 53 anos diz: “Acredito que naquela hora o jogador deu o troco. Agora, o que a mídia fez com o caso não é a representação do povo negro e sim um grande retrocesso a nossa luta.” O caso foi alvo de muitas manifestações, principalmente nas redes sociais. “Já sofri sim. É aquele racismo velado, não declarado, que é o mais difícil de lidar.” Destaca Vera, questionada se já sofreu racismo.

As mãos da pessoa na foto representam a humanidade e elas seguram o cacho de bananas e o cachorro, ou seja, nossas atitudes estão em nosso poder e nós devemos lutar contra qualquer tipo de desigualdade para termos um mundo mais digno.


                                                                                                                  Stheve Balbinotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário